Reunião IASFA 17.06.2015

Publicado em 17 de junho de 2015

Reunião IASFA 17.06.2015

Distribuição de Afeto

 

Sonia, enfermeira chefe de uma pequena clínica não se conformava  com tantas arbitrariedades que impediam um trabalho útil e eficaz. Aliado aos baixos salários e ao quase total descaso das autoridades, e outras contrariedades anulavam o esforço de quem se comprometia em minorar as dores e angústias de pacientes que  lotavam as três enfermarias. Teve a idéia, depois de inúmeras tentativas de superar as dificuldades, de reunir o grupo dos que como ela , lutavam com garra para a superação dos obstáculos. A prioridade seria para as crianças  que eram a maioria, e os idosos. Pré estabeleceram horários, mudaram agendas, intensificaram os atendimentos mais graves. No dia marcado, aconteceu a apresentação com músicas, brincadeiras, acompanhadas de objetos coloridos, alegria, descontração e muitos sorrisos. Mães, ao lado de seus  filhos enfermos, se surpreenderam com a animação, o entusiasmo contagiante com que os participantes envolviam a todos. A energia parecia fluir e contagiar o ambiente que ficou mais leve e acolhedor. Cada criança era chamada pelo nome e convidada a participar do jeito que pudesse. Emoção, abraços, carinhos. Fantasias coloridas, mímicas pelos fantoches, animação de palhaços, tudo contribuía para um entrosamento que parecia impossível de acontecer. Sorrisos e abraços espontâneos tornaram a primeira tentativa de mudança,  um absoluto sucesso.

O importante, sem dúvida era o que a equipe já havia previsto. O afeto  contribuindo para a auto-estima e consequentemente  a melhora física. Muitos  já perguntavam como poderiam participar embora ainda presos aos leitos. Novo interesse se fez presente e a conclusão de que com o olhar afetuoso, o amor, o altruísmo,  a esperança sempre se faz presente.

 

( Lawrence Jourdan)

 


Faça o DOWNLOAD deste artigo e IMPRIMA depois(*)

(*) Ao clicar no link acima, você terá a opção de baixar este artigo no formato PDF, que poderá ser guardado em seu computador. Com este arquivo, você poderá facilmente imprimir ou guardar somente o artigo que deseja.

Para ler arquivos no formato PDF é necessário instalar o programa Acrobat Reader.
Se você não conseguir abrir o arquivo PDF, talvez você não tenha esse programa em seu computador.
Para obtê-lo, clique no botão abaixo. Você será guiado em um passo-a-passo para copiar
e instalar o programa em seu computador.

 

Adobe Reader