Reunião IASFA 18.06.2014

Publicado em 18 de junho de 2014

Reunião IASFA 18.06.2014

 Vitória como meta

 

Sensação absoluta. Sensibilidade exacerbada em virtude de um desejo, uma meta a ser cumprida, tendo como consequência uma euforia generalizada. Enfeites coloridos, sons ensurdecedores, vibração  coletiva e espontânea. Alegria contagiante focada na vitória. Vitória como conquista imediata numa competição desenfreada por um título. Desejo de conquista simbolizado por um amor diferenciado de se conseguir a qualquer preço, de qualquer maneira, e  reforçado pela comunicação entre milhares de pessoas. Tudo parece válido no sabor da conquista. Corações disparados, movimentos vibrantes, intensos e contagiantes. O poder da comunicação. Gestos de euforia e vibração.

          E o outro lado? A moeda tem duas faces: A perda existirá sempre, de forma contínua e surpreendente como a vitória. A garra deverá existir na mesma proporção, para perdas e ganhos.    Perdemos quando não nos garantimos, não nos reconhecemos como cidadãos corretos, atuantes, íntegros, quando não queremos nos solidarizar com o pobre, o mais fraco, o ingrato, o que consideramos antipático, o indiferente, o que não nos agrada porque não concorda conosco, não nos apóia, o que nos fere, nos ironiza ferindo nossa vaidade, nosso orgulho, estimulando nosso ego, exaltando nosso orgulho, e nos levando ao egoísmo de nos acharmos vencedores, donos da verdade, sem discórdias. Ganhamos, quando agimos com altruísmo e respeito principalmente com adversários, conosco sempre, lembrando que somos simples seres humanos e erramos sempre, e estamos sujeitos a “tropeços” geralmente repetidos e vivenciados. Quando reconhecemos a transitoriedade do êxito e do sucesso quando não vinculados a muito trabalho e perseverança, e que a verdadeira vitória é interna, sofrida, quase sempre inerente ao esforço solidário, sempre, em qualquer época, em qualquer instante, em qualquer situação independente de tempo ou hora marcada. Seremos vitoriosos quando alcançarmos um pensamento íntegro, que virá acompanhado de gestos solidários, da paz, da responsabilidade, e aí sim, poderá acontecer a vitória que não virá sem dúvida, de grande euforia, mas, com muita tranquilidade, pois o êxito será inabalável e edificante. Meta coroada pelo esforço interno e em sua grande maioria o vencedor terá vencido, inicialmente, a si mesmo.

                                         

( Lawrence  Jourdan)


Faça o DOWNLOAD deste artigo e IMPRIMA depois(*)

(*) Ao clicar no link acima, você terá a opção de baixar este artigo no formato PDF, que poderá ser guardado em seu computador. Com este arquivo, você poderá facilmente imprimir ou guardar somente o artigo que deseja.

Para ler arquivos no formato PDF é necessário instalar o programa Acrobat Reader.
Se você não conseguir abrir o arquivo PDF, talvez você não tenha esse programa em seu computador.
Para obtê-lo, clique no botão abaixo. Você será guiado em um passo-a-passo para copiar
e instalar o programa em seu computador.

 

Adobe Reader