Reunião IASFA 23.10.2013

Publicado em 23 de outubro de 2013

Reunião IASFA 23.10.2013

Supérfluo    e    Necessário

 

O supérfluo é o “descartável” e o necessário seria o “útil”? Ou depende do olhar? Ou realmente vai  só  “depender”?

A “energia”estará sempre ligada ao pensamento,   sentimentos, ações, emoções. Disto advém o conceito referente. O outro, por conseguinte, nunca   será o supérfluo e sim, sempre o necessário, pela constante interação. Se eu me proponho a coragem  de “me” vencer, com referência a meus maus hábitos, meus preconceitos, minhas  críticas, etc… nada será tão necessário para o meu crescimento,   minha verdadeira e difícil força de vontade…                   

  O supérfluo, então, consistiria no apego aos bens materiais, na palavra sem conteúdo, no bem   que deixo de fazer ou influenciar, no olhar pronto para incriminar, sem objetivo útil, sem compaixão ou perdão.

Necessário mesmo seria minha atenção aos valores intrínsecos, aqueles tão esquecidos, tão mal aproveitados. Não a visão complacente das  oportunidades a serem desfrutadas no decorrer da vida ou dos acontecimentos, mas, o imediato, pois, a vida é sem dúvida,  o agora, o hoje, eu, comigo mesmo, em primeiro lugar. Aliás, que ando eu fazendo a meu favor, se o supérfluo domina quase integralmente o que faço, o que penso, o que realizo?

 Há quanto tempo não paro, não medito, não me enterneço, não me deixo emocionar com causas justas e caridosas?

Que foi feito do meu “necessário”, tão substituído, tão mal empregado, tão esquecido?

Não posso nem devo me importar ou me deixar influenciar pelos apelos da sociedade machista, consumista, ilusória, que tudo promete e a nada conduz sem o esforço próprio de cada um. Com esta certeza então, tentarei  a modificação e com o esforço do conhecimento, a superação  de todas as dificuldades. Entendo que assim, sem dúvida, surgirá a mensagem não de advertência, mas, de paz. A paz interior! Aí, sim, terei alcançado verdadeiramente o necessário.

                   

(Lawrence   Jourdan)


Faça o DOWNLOAD deste artigo e IMPRIMA depois(*)

(*) Ao clicar no link acima, você terá a opção de baixar este artigo no formato PDF, que poderá ser guardado em seu computador. Com este arquivo, você poderá facilmente imprimir ou guardar somente o artigo que deseja.

Para ler arquivos no formato PDF é necessário instalar o programa Acrobat Reader.
Se você não conseguir abrir o arquivo PDF, talvez você não tenha esse programa em seu computador.
Para obtê-lo, clique no botão abaixo. Você será guiado em um passo-a-passo para copiar
e instalar o programa em seu computador.

 

Adobe Reader